Campanha para Emissão da Carteira de Identidade Nacional já atendeu a 246 servidores do TCESP

24/07/2025 - SÃO PAULO - Promovida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), por meio da sua Assessoria Policial Civil, a 1ª etapa da Campanha de Emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) emitiu, ao todo, 246 novos documentos a servidores ativos na Capital. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 4 e 6 de junho, na sala do Memorial da instituição.
A ação também já atendeu a servidores lotados nas Unidades Regionais de Adamantina (UR-18), Presidente Prudente (UR-5), Araçatuba (UR-1) e Andradina (UR-15). O TCESP estenderá a ação para as demais Unidades Regionais localizadas no interior e litoral paulista.
A iniciativa tem como objetivo facilitar a emissão do novo documento, que integra os dados de identificação do cidadão de forma segura e estabelece um fluxo nacional em tempo real para todos os órgãos de identificação.
Aceita em países com acordo de viagens com o Brasil, como os do Mercosul, a CIN tem como registro geral de identificação apenas o número do Cadastro da Pessoa Física (CPF), com validade em todo o território nacional. A primeira emissão da CIN em papel é feita de maneira gratuita, porém, está disponível também no formato digital.
Com um QR Code que garante a segurança dos dados do cidadão – em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados -, a emissão da Carteira de Identidade Nacional eleva o nível da conta ‘Gov.br’ para a modalidade ‘Ouro’, o que permite a assinatura de documentos, prova de vida e acesso a mais de 4.300 serviços digitais.
. Nova etapa
O Tribunal realizará a 2ª etapa da Campanha de Emissão da Carteira de Identidade Nacional, entre os dias 2 e 5 de setembro, em sua sede, na Capital. A expectativa é de atender outros 300 servidores que se candidataram em lista prévia. As instruções sobre documentações para emissão da CIN estão contidas na página exclusiva do TCE sobre a Campanha, no link https://www.tce.sp.gov.br/servidor/cin .